Criminalidade à solta

Essa noite de 20 junho, fiquei meio que amendrontado quando tantava dormir, quando que outros estavam à plena espoleta. Me deparo com os ouvidos, em meio às mantas, aos disparos violentos, aleatórios e distintos, mascarados por fogos de artifício ao fundo, que deve ter culminado em mais nova e frustrada incursão policial em favela próxima ou só e somente, violenta.

Não venha de que moro mal, porque aqui no Rio de Janeiro, em quase e qualquer bairro possui uma ou mais favelas ao seu redor. Nem todas sim, são violentas ou alvos de incursões policiais ou milícias, mas são todas esconderijos e “fortes” da bandidagem.

O Governador Sérgio Cabral tem sido e não deveria deixar de ser, duro na postura sobre confrontar a bandidagem e o tráfico ilegal de armas e intorpecentes, mas pomos à mostra a incapacidade policial que existe aqui e mesmo capaz, no Brasil todo. Imagina que o escândalo agora é a entrega por um tenente do EXÉRCITO, de alguns garotos de uma favela à uma facção rival da qual regia a que o exército se encontrava ocupando, levando à morte de três deles, dos meninos, à revelia do comando dado por seu capitão.

Fico bobo com a loucura que há por todos os lados na “cidade maravilhosa”. E nesta noite ainda, que notadamente, tiros com foco distante dos fogos, ouviam-se em direção ainda mais oposta. Não duvido da covardia de darem tiros em direção às casas de meu bairro, talvez em forma de retaliação.

Acho bom que se experimente, triste, mas importante colocar em cheque toda a nossa força policial, e se queimando “voluntários dessa paz”, no próprio combate, errando e filtrando enfim. Pena a perda de inocentes.

Sou dos que apoia o uso da força militar, porque isto, isto tudo aqui é o resultado do descaso e agora não adianta agir como se fosse algo encadeado. Já estourou! Agora é amarrar tudo, a todo e qualquer custo, mas se derem-nos graça, sem vítimas inocentes. Mas vítimas nós todos já somos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: